.
Campanha Setembro Amarelo é discutida na Câmara Municipal de Camocim

Vereador César Veras

  • Nascimento 04 de agosto de 1972
  • Naturalidade CAMOCINENSE
  • Filiação ZEFERINO ADRIÃO VERAS E THEREZINHA ARAÚJO VERAS
  • Escolaridade ACADÊMICO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
  • Partido PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA - PDT
  • E-mail cesarveras@camaracamocim.ce.gov.br


Vereador César Veras (PDT) nasceu em Camocim, tem 45 anos, é casado e pai de três filhas. Obteve em 2012 o total de 1.170 votos. Em 08 de Dezembro de 2014, foi eleito primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Camocim, para o biênio 2015-2016, na chapa encabeçada pelo Vereador Emanoel Vieira (SD). Ainda em 2015 venceu as eleições presidenciais da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC), sendo o primeiro camocinense a liderar a entidade. Em 2016 iniciou seu segundo mandato de vereador e, no ano seguinte, assumiu novamente o cargo de Presidente da UVC, por aclamação.

Ações como Presidente da UVC

O vereador César Veras participou no primeiro semestre de 2015 de uma acirradíssima eleição presidencial na União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC). No dia 30 de abril, foi eleito com mais de 800 votos de vereadores de todo o estado para presidir a entidade durante o biênio 2015/2017. Logo neste início de mandato, o Poder Legislativo Municipal passava por uma fase de muita aflição devido às questões da reforma política e do polêmico mandato de dois anos aos prefeitos e vereadores. Já como presidente, César Veras viajou até Brasília com um grupo de vereadores cearenses, para uma mobilização contra este item da reforma.

No mês de junho, formalizou uma parceria entre a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa para levar os serviços do PROCON a todos os municípios do Ceará através das Câmaras Municipais. A audiência sobre o assunto aconteceu na própria Assembleia e reuniu mais de 150 vereadores.

Outro grande marco em seu primeiro mandato foi a realização do XIII Encontro Nacional de Legislativos Municipais, evento promovido pela UVC em parceria com a União dos Vereadores do Brasil (UVB), que reuniu vereadores de 14 estados na capital cearense para dois dias de debates e palestras de capacitação. O maior encontro do Poder Legislativo Municipal que o Ceará já recebeu.

No segundo mandato na entidade, idealizou também os Seminários Estaduais de Formação Legislativa, evento realizado pela UVC em parceria com o Governo do Estado. A primeira edição foi realizada em Fortaleza no início do ano e contou com a participação de cerca de 400 vereadores. Neste segundo semestre, o evento seguiu para os municípios do interior, abrangendo todas as regiões do Estado do Ceará. Essa aproximação com os vereadores em suas cidades permite um trabalho ainda mais participativo, pois facilita o acesso de todos, principalmente os que residem em locais mais distantes da capital. Além disso, o presidente César Veras e os demais integrantes da diretoria estão constantemente fazendo visitas às Câmaras, estreitando ainda mais esse laço.

Reconhecimento
César Veras continuou se destacando por suas realizações a níveis estadual e nacional. Recebeu ainda em 2017 a nobre missão de presidir o Fórum de Presidentes de Entidades Estaduais de Vereadores do Brasil, criado em Brasília. Tal reconhecimento é fruto de seu trabalho em Camocim e na UVC, que foi considerada uma das entidades mais atuantes do país.

Em sua cidade Camocim não é diferente, se destaca não só pelo seu número significativo de votos, mas também com projetos inovadores que vão de encontro aos interesses do povo.